Não existe atalho.

Sempre falo da minha experiência com a musculação e realmente eu consigo ver uma metáfora direta entre essa prática e a nossa vida.

Nesse curto período que passei treinando vi pessoas começarem academia, saírem, voltarem, chegou o frio saírem de novo, entrarem e saírem para nunca mais. Penso que isso se dá por duas coisas principais: falta de capacidade de construir e seguir objetivos a médio e longo prazo & a habilidade de ver e buscar atalho para as coisas.

Se ninguém te disse isso ainda, vou te falar agora: Não existe atalho!

Isso para tudo que nospropomos a fazer. Deixa eu te contar uma história:

Eu estava um dia nomeu trabalho e atendi um cliente que era francês e precisava de uma informação,e eu falo francês então o atendi em sua língua nativa. Ele ficou super feliz esatisfeito por isso. Ponto pra mim! Assim que ele virou às costas uma colegadisse: Nossa, que demais, você falafrancês! Como você aprendeu? E eu basicamente dei à ela a resposta que doua todos referente aos idiomas que eu falo: Aprendiestudando!.

Não sei se isso soa meio grosseiro ou as pessoas esperam que eu responda outra coisa (Morei em Paris por anos ou Meu namorado é francês ou Sei lá o quê), mas sou categórica em dizer que aprendi estudando. Simples assim, sem atalho.

O mesmo acontece com inglês: Perguntam-me como meu sotaque é assim, ou assado, ou como aprendi em menos de x anos? E lá vem eu novamente: estudei pra isso.


— Aliás, se você está motivado para aprender inglês e não sabe por onde começar, dê uma olhada nisso aqui!

O esforço precisa ser diário, e o processo, respeitado. As pessoas sempre colhem o que semeiam. Não existe atalho!

Stephen Covey

Às vezes acho que aspessoas esperam que exista o tempo todo uma fórmula mágica para resolver as coisas,ou acreditam muito nos contos bonitinhos como “Decidi que queria algo diferentepra mim e fui para fora do país”.

A real é que essas história podem até ser verdadeiras (e não julgo quem aprendeu inglês assim, se essa foi a sua experiência eu respeito isso, ok?) mas nem sempre a vida é bonitinha e poética. A maioria das pessoas que conheço chegou onde está porque foi lá e fez. Foram atrás na biblioteca pública, ouviram podcast no ônibus indo para o trabalho, buscaram por livros gratuitos na internet, enfim, se esforçaram.

Basicamente: a vida é assim. A dimensão da internet e as infinitas possibilidades que existem não eliminam os esforços reais das pessoas, não faz com que a maioria viva o mundo ideal, colorido, fantástico.

“Ah, mas eu conheço fulano que em menos de tantos meses e sem muito esforço já conseguiu x, y e z”.Ótimo para ele.

Mas exceções não sãoregras.

Se quer resultados você precisa conquistá-los.

As pessoas de sucesso podem até terem construído coisas inovadoras e sensacionais, mas se olharmos para suas histórias veremos que lá atrás fizeram isso pelo caminho mais tradicional e não atraente possível: O caminho do esforço constante e direcionado.

Como disse o filósofo contemporâneo Leandro Karnal (que vocês precisam conhecer!): Esforço é banho.

É diário. Faça frio, calor, tenha chuveiro quente ou não. Você precisa tomá-lo frequentemente. E mesmo que você passe 10 anos se esforçando e chegue à conclusão um dia de que pode parar, fique sabendo que vai feder instantaneamente.

Nas palavras do meu instrutor da academia: difícil nem é alcançar um corpo definido (embora eu acredito que seja), difícil é manter-se assim por anos. Ou seja, difícil é continuar se esforçando e melhorando a si mesmo independente de já ter alcançado ou não os resultados esperados. Difícil também é entender e aceitar que o melhor e mais satisfatório dos resultados estão sob camadas e mais camadas de trabalho duro e incessante, de esforço contínuo e inteligente. Estão na busca de um caminho por meio de tantos outros errados. E sem atalho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s