Porquê ler livros digitais

Muitos colegas leitores compartilharam comigo a dificuldade de ler livros digitais. Existem inúmeros argumentos para isso, desde gostar do cheiro do livro e de querer tê-lo fisicamente na estante, até para o fato de não ter concentração para ler em um dispositivo como celular ou tablet e também o problema com o tamanho da letra e disposição da página.

Uma alternativa para alguns desses problemas é utilizar um eReader, pois ele é um dispositivo desenvolvido exclusivamente para leitura, ou seja, você não terá outras distrações na hora de ler e terá em mãos um aparelho leve e configurado para o conforto visual no momento da leitura, pois ele além de imitar a textura de folha e a cor amarelada do papel também tem uma disposição excelente das páginas, o que se assimila muito com um livro real.

>>> O mais completo do mercado é o eReader da Amazon, o Kindle <<<

Você pode encontrá-lo com um preço mais acessível na Magazine Luiza  🙂

O espaço de um livro físico

Quando comecei a ler livros digitais eu estava no primeiro ano da faculdade. Naquela época tinha muitos problemas para levar os livros pra cima e pra baixo (trabalho-facul) e também carregar as inúmeras cópias tiradas na reprografia. Isso quando eu não pagava pela cópia do arquivo errado ou o esquecia no dia da aula.

Além disso, não tinha mais espaço em minhas estantes para mais livros, nem espaço para arquivar textos e cópias, isso que eu já tinha doado muita coisa.

Há espaço na sua casa?

Comecei então a pedir por email aos professores os arquivos de leitura e a comprar eBooks dos livros que eram solicitados, desse modo tinha sempre todos comigo sem grandes problemas, sem bolsa pesada e sem papelada pelo meu quarto.

Nessa época descobri também diversos aplicativos de leitura, nos quais você pode colocar seus arquivos em vários formatos, sem precisar ter um eReader.  Meus quatro queridinhos são: o Google Play Books, o iBooks, o Adobe Acrobat e o próprio da Kindle (que você não precisa ter um Kindle para usá-lo).

Desde então eu nunca mais li um livro físico sequer. Uma porque me acostumei muito a ler em qualquer lugar sem precisar carregar nada e outra porque eu tenho a sorte de achar a versão digital de todos os livros que me interessam, mesmo os clássicos já possuem arquivos gratuitos em bibliotecas digitais como a Domínio Público, Projeto Gutenberg, Many books e a Biblioteca Brasiliana.

É economicamente mais viável


A diferença de preço entre livros físicos e digitais chega a até 50% em algumas obras

Todo mundo que já pesquisou livros pela internet sabe que existe uma diferença de preço entre livros físicos e digitais. Isso porque para produzir, estocar e entregar um livro físico têm-se embutido gastos que com a mesma obra digital não se teria.

 

 

Óbvio que você paga a mais para ter o material físico, mas pergunte-se por que você acha tão relevante ter o material impresso? Se você for um colecionador de livro e tiver espaço e dinheiro para isso, ok, seja feliz!, mas caso contrário não vejo motivos para acumular livros em casa (a não ser uma meia dúzia para consulta profissional, se necessário).

Você doa os livros que já leu? Ou pelo menos os empresta? Se a resposta for não para essas perguntas reveja seus conceitos: você provavelmente é um acumulador. Livros são importantíssimos para disseminar conhecimento e é um desperdício deixá-los parados empoeirando.

Inclusive muita gente cita como ponto negativo dos eBooks o fato de não ser possível emprestá-los (sendo que a pessoa também não empresta os livros físicos que tem, vai entender né). Na verdade já é sim possível emprestar livros digitais, a Amazon disponibiliza essa funcionalidade em seus eReaders, bem com a livraria norte-americana Barnes & Noble, é possível também pegar empréstimos de eBooks pelas grandes bibliotecas públicas. Existem até comunidades para empréstimos de livros digitais, como o Booklending e o Lendle.me.

Um outro ponto é o incentivo a novas publicações, afinal diversos autores novatos deixam de publicar devido à falta de verba para custear os preços de editoração. Com a possibilidade de publicar um livro digital, esses custos diminuem drasticamente e o autor pode ter um retorno muito maior, graças às artimanhas do marketing digital. As editoras também têm considerável queda nos custos de produção e distribuição, e tudo isso se reflete no valor final repassado aos leitores.

Não acredita? Confira então estes eBooks baratos que são super acessíveis! O preço alto dos livros não é mais desculpa para não ler!

Consumir um livro digital é muito mais rentável para o autor e para a editora, sem falar no consumidor. Incentivar esse mercado é também uma forma de tornar os eBooks mais acessíveis, combatendo a pirataria.

O futuro é digital

Não sei se você já reparou mas diversas profissões não existem mais ou foram substituídas e/ou adaptadas para a era digital.

Dentro desse contexto não faz sentido o argumento de defesa das livrarias para não consumir livros digitais. As próprias livrarias e editoras já sacaram a migração de leitores para as telinhas, e elas mesmas já lançam produtos digitais para atender a esse novo mercado.

Isso tem a ver com a democratização do acesso à internet, com a questão ambiental (livros são árvores) e também com os novos modelos de negócios, mais enxutos (menos pessoas e menos espaço) e mais rentáveis. Menos se torna (e produz) mais.

A questão aqui não é se você concorda ou não com essas novas práticas, mas sim de que elas estão postas, é a nossa nova realidade, adapte-se quem puder!

Imagina o tanto de coisa que já mudou em nossas vidas, o tanto de coisa que você faz diferente de como fazia há 5 anos, pense na quantidade de conteúdo que você consome graças à disponibilidade digital. Agora pense: porque você ainda tem resistência quando o assunto é o consumo de livros?

Você não precisa comprar um eReader hoje e começar a ler só coisas digitais, mas se quiser se adaptar às novas maneiras de leitura e estudo sugiro que baixe um app especializado e tente um pouquinho, comece com um livro menor e descubra o prazer de ler a partir dos meios digitais.

Para finalizar, deixo aqui minhas indicações de eBooks gratuitos! É só baixar e desfrutar!

Boa leitura!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s