Livros que nos fazem melhor: Pai Rico Pai Pobre

O livro indicado dessa vez é o famosíssimo Pai Rico Pai Pobre, de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lenchter. Um livro que me recomendaram muito e há muito tempo, mas que, no entanto, só li agora. E me arrependi de não tê-lo feito antes.

A abordagem principal é sobre enriquecimento e educação financeira, mas não é nada do tipo “como fazer” mas sim de “o quê você precisa desenvolver” para atingir seus objetivos. É mais sobre autoavaliação e mudança de mentalidade do que sobre passo-a-passo sobre o que fazer com seu dinheiro.

Pai Rico Pai Pobre muda a forma como você lida com o dinheiro

Você manda no seu dinheiro ou o dinheiro manda em você?

Ao longo da leitura você questiona todos seus paradigmas financeiros e crenças sobre o dinheiro e o funcionamento dele que foram implantadas em sua mente desde a infância.

A leitura é bem envolvente e flui muito natural, pois é usado situações reais do autor e suas experiências para comprovar os raciocínios expostos.

Robert conta sua trajetória até a conquista de sua riqueza a partir da educação recebida de um pai bem instruído que trabalhou a vida toda e construiu uma carreira estável (o pai pobre) e de outro que não estudou tanto – pelo menos não pelos meios convencionais – e que escolheu não fazer carreira em empresa, mas sim abrir as próprias (o pai rico).

Ele apresenta meios de mudar sua relação com o dinheiro hoje para construir seu império de amanhã. Cada decisão e pensamento que você tem agora constrói quem você será (e o que terá) no futuro.

O auge do livro é a explicação da importância de pagar a si mesmo primeiro. Então antes de pagar qualquer dívida ou despesa realize a compra de ativo (investimento), ou seja, o pagamento que você faz a você mesmo. Isso a gente ouve várias vezes dos economistas e especialistas em finanças, mas confesso que só depois dessa leitura entendi e reconheci a importância de pagar-me primeiro.

Um outro ponto para o qual o livro chama a atenção é a importância que o dinheiro tem em nossas vidas, mas que, no entanto, poucas pessoas estudam sobre e se preocupam em aprender como ele funciona.

Por exemplo, se uma pessoa não cuida de suas finanças e não quer se preocupar com o dinheiro há grandes chances de gastar mais do que ganha e não criar reserva nenhuma. Essa negligência leva ao endividamento. O endividamento faz com que o sujeito viva em prol do dinheiro, pois suas escolhas passam a girar em torno da dívida.

Ou seja, a melhor forma de não colocar sua vida em função do dinheiro é se preocupar com ele. Genial, não?

Para não ter que se preocupar com dinheiro no futuro preocupe-se com ele hoje!

Por essas e outras sacadas, Pai Rico Pai Pobre é um livro revolucionário sobre dinheiro, ele ressignifica valores antigos e que não fazem mais sentido sobre riqueza e prosperidade.

Se você está com problemas financeiros, ou quer começar a poupar, investir ou empreender, ou se já investe e quer dar um passo a mais esse é o livro certo! Com certeza você lerá muitas verdades dolorosas sobre o dinheiro e a construção de riqueza, mas o aprendizado valerá cada esporro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s